Amsterdã foi a primeira cidade a introduzir o aluguel de bicicletas em 1965, confiando na honestidade dos cidadãos para que cuidassem bem delas e as trouxessem de volta. O sistema não funcionou como a cidade esperava; muitas bicicletas eram danificadas ou roubadas e o programa foi cancelado até que métodos mais sofisticados foram desenvolvidos e colocados em prática, garantindo que os veículos estivessem disponíveis a qualquer momento, para qualquer pessoa.
Hoje em dia, muitos programa de aluguel de bicicletas operam através de serviços de fidelidade, contam com sistemas de GPS que rastreiam a localização das bicicletas, e incentivam as pessoas a fazerem seus deslocamentos mais curtos em duas rodas. Entre os anos de 2008 e 2009, houve um aumento substancial no interesse por estes programas, com quinze países aderindo à este método de transporte urbano. Há, atualmente, 500 cidades em 49 países que contam com programas de aluguel de bicicletas para seus habitantes e visitantes.
Pedalar é uma alternativa mais eficiente de deslocamento em locais de alta densidade. A crescente infraestrutura de ciclovias, ciclofaixas, sinalização exclusiva para ciclistas, biclicletários e lojas de bicicletas também tem contribuído para o aumento da popularidade deste modo de transporte. Além das vantagens evidentes para os habitantes destas cidades, estes sistemas também oferecem aos turistas uma alternativa de "usar" a cidade, sobretudo aquelas que apresentam sérios problemas de congestionamento.
É certamente encorajador observar que novos planos urbanos já estão incorporando este modo de transporte e sua infraestrutura necessária. Nos Estados Unidos, já existem 26 programas de aluguel de bicicleta ativos. A cidade de Nova Iorque está prestes a lançar seu próprio programa, chamado Citi Bike. Algumas estações já estão aparecendo por toda Manhattan e Brooklyn e a promessa são 5.500 bicicletas a disposição doas habitantes e visitantes.
Visite earth-policy.org para mais estatísticas sobre estes programas em todo o mundo. E dê uma olhada neste mapa, feito por Russell Meddin e Paul DeMaio, que pontua estes programas de aluguel de bicicletas ao redor do mundo.
REFERÊNCIAS:
The bike-sharing takeover. Disponível:<http://www.archdaily.com/369870/the-bike-sharing-takeover>. Acesso: 20 de Junho.
Sem comentários:
Enviar um comentário