sexta-feira, 20 de maio de 2016

Calçada Cilada: Pontapé para melhorar as condições das calçadas brasileiras

Infelizmente, ainda nos deparamos com muitas ciladas sob a forma de calçadas mal cuidadas e ausência de acessibilidade. Sensíveis isso, os ativistas do Corrida Amiga, com o apoio de organizações parceiras, idealizaram a maratona #CalçadaCilada2016, mapeando irregularidades nas calçadas por meio do aplicativo Cidadera, uma interface interativa e prática que permite que qualquer pessoa faça uma denúncia do estado das calçadas, ruas e passeios de sua região.Para participar, o usuário pode recorrer a fotos e rápidas avaliações acerca da situação das vias públicas. A ideia foi registrar o maior número possível de "ciladas" no aplicativo Cidadera, disponibilizado pelos organizadores da campanha.
Em um texto de apresentação, os idealizadores da campanha descrevem o objetivo, que consiste, basicamente, em: "acabar com o grau de insignificância a que estamos submetidos em nossas cidades ao se deslocar a pé, em cadeiras de rodas, ao não poder ir e vir livremente em cidades que nos negam direitos, o direito à cidade". Além disso, a campanha leva em conta o debate sobre acessibilidade universal e inclusão, sobretudo após criação da Lei Brasileira de Inclusão (Lei n o 13.146, de 6 de julho de 2015).
Reprodução
A campanha prioriza vias com grande circulação de pessoas, como aquelas próximas a hospitais, escolas, centros de compras, terminais de transportes ou atrações turísticas, seja no centro das cidades ou nos bairros mais distantes.
A #CalçadaCilada é o primeiro pontapé de uma série de atividades programadas para 2016 para estimular a melhoria da infraestrutura urbana para pedestres, incluindo calçadas, sinalização, arborização e segurança. No segundo semestre, por exemplo, o Mobilize Brasil fará a Campanha Calçadas do Brasil + 2016 para atualizar a avaliação de calçadas realizada entre 2012 e 2013.
A campanha ocorreu durante todo o mês de março e em um mês mais de 2.000 problemas em calçadas foram apontados por voluntários de todo o Brasil. Alguns resultados publicados pelos organizadores:1) Um total de 2.017 ocorrências em cerca de 80 municípios de 17 Estados, contando com o apoio e participação de cerca de 40 organizações parceiras.Os comentários mais recorrentes dos mapeamentos referem-se a calçadas estreitas, esburacadas, irregulares, com degraus e obstruídas (por comerciantes, resíduos, entulhos, carros etc.).Isso, quando há calçadas, pois em muitos locais esse espaço é inexistente.2) Novamente, com o apoio de voluntários, queremos unir forças para pressionar os órgãos responsáveis dos municípios avaliados, em SACs, mídias sociais, páginas/ comunidades das prefeituras, para continuar reivindicando um posicionamento em relação a estes resultados e, na medida do possível, uma resposta concreta para a solução destes graves problemas.3) Outro aspecto importante é dar continuidade ao fortalecimento do movimento em prol da mobilidade a pé e acessibilidade conquistado por meio da maratona, que articulou inúmeros grupos em várias cidades do Brasil.4) Por fim, seguiremos com outras ações de estímulo à mobilidade a pé, como a “Campanha Calçadas do Brasil + 2016”, uma iniciativa do portal Mobilize Brasil para promover a melhoria das condições de mobilidade a pé nas cidades do país.Para participar baixe o app Cidadera no smartphone ou entre no site Cidadera.


Fontes
http://jornalvoznet.com.br/maratona-calcada-cilada-2016-divulga-resultados/ 
https://catracalivre.com.br/geral/mobilidade/indicacao/campanha-calcada-cilada-2016-mapeia-irregularidades-nas-vias-publicas-de-todo-brasil/

Sem comentários:

Enviar um comentário