domingo, 24 de abril de 2016

VAUBAN: O bairro sustentável.

Atualmente o conceito de sustentabilidade vem sendo utilizado tanto em projetos de edifícios, quanto no planejamento de bairros e cidades. A criação de estratégias que reduzem a poluição, reutilizam água e energia, e reciclam materiais descartados pela população, estão sendo bastante exploradas por arquitetos e urbanistas, pois melhoram a qualidade de vida das pessoas, em conjunto com a conservação do meio ambiente. O bairro de Vauban, localizado na cidade de Freiburg, na Alemanha, é um exemplo disso.

Vauban - Arquitetura Sustentavel (1)

Vauban - Arquitetura Sustentavel (2)

O bairro foi planejado em 1993, e teve suas casas construídas pensando na questão energética local, funcionando como micro usinas de geração de energia elétrica. Essa energia supre às necessidades locais, e também da rede pública. Além disso, Os lixos gerados são totalmente separados em coletores espalhados pela cidade e cerca de 65% desses resíduos são reciclados.

Vauban - Arquitetura Sustentavel (3)

As casas foram projetadas de modo que, no verão, as varandas servem para impedir a entrada direta de calor, e no inverno, as grandes janelas permitem a passagem de iluminação natural sem comprometer o conforto ambiental interno. 


Os automóveis não entram no bairro, de modo que os visitantes deixam seus carros nos estacionamentos ao seu redor, já executados com esse propósito. Dentro do bairro a locomoção é feita por bicicleta ou ferramentas de locomoção oficiais do local, os “trams”, que são bondes que andam sobre caminhos feitos de grama.


Vauban - Arquitetura Sustentavel (5)

"A adoção dessa conjunto de ações sustentáveis planejadas fez com que, em 2009, cerca de 70% das famílias escolhessem viver sem o uso de automóvel e de maneira muito mais harmônica com o ambiente." (ARQUITETURA SUSTENTÁVEL, 2016)



REFERÊNCIAS
Texto e Imagens:
ARQUITETURA SUSTENTÁVEL. Disponível: <http://www.arquiteturasustentavel.org/vauban-a-cidade-que-recicla-gera-energia-quase-nao-tem-carros-com-gente-feliz/>. Acesso: 24 de abril, 2016

Sem comentários:

Enviar um comentário